This post is in Portuguese (I seem to be writing a lot in Portuguese these days). It is a Portuguese satire of the Portuguese society, so I figured it wouldn't make much sense doing this in English.
Sr. Bentley, o Enraba Passarinhos
Com um título destes, claro que o teria de ler. Sr. Bentley, o Enraba Passarinhos é uma sátira portuguesa, à Portuguesa, e aos portugueses, composta por vários episódios centrados em Sr. Bentley, irreverente e sem papas na língua.
Já o tinha para ler há algum tempo, estava ali na estante. Peguei nele só para ver como começava, para lhe tomar o gostinho – e quando dei por mim, um terço do livro já tinha ido. Assim, pode-se dizer que é um livro de leitura rápida, o que não significa que seja fácil.
Não é recomendado a pessoas facilmente impressionáveis, nem tão pouco a quem não consiga ler nas entrelinhas. É um livro que ofende sensibilidades, e com algumas piadas de pouco graça (no sentido de graciosidade, porque para gargalhadas, lá isso dá). Mas como dizia o ditado, a brincar, a brincar é que se dizem as verdades, e o Sr. Bentley é sem dúvida um dos melhores exemplos do que mais tuga há. Impressionante que no meio de tanto palavrão, insulto e piropo de mau gosto, o que ressaltava era a autenticidade com o povo a satirizar, e conseguir identificar esta personagem (e outras) não com uma pessoa em concreto, mas com o agregado que faz a nossa cultura.
Este foi um livro que li num dia (*happy dance porque consegui voltar a um ritmo mais ou menos decente, nem que seja por um dia*), mas no entanto nas últimas páginas já me parecia longo de mais. Não sei exactamente porquê, pois a história continuava interessante, e se me perguntassem o que cortar seria incapaz de o dizer.
Gostei deste livro, foi uma leitura diferente do que estou acostumada. Recomenda-lo ou não dependerá dos gostos de cada potencial leitor, pois claramente não é um livro para todos.
Rating: 4 em 5
Outras Reviews: A Bibliófila | Floresta de Livros
Este livro no: LibraryThing | Goodreads | Saída de Emergência | Wook
Dito e feito, uma opinião em português no S&N! *epic day*
ReplyDeleteMmm, assustaste-me ali com o Não é recomendado a pessoas facilmente impressionáveis...(º_º)
Sim, eu disse-te que não fazia muito sentido em inglês :P
ReplyDeleteDiga-mos que o Sr. Bentley tem umas ideias progressistas em relação a população "excedente" e a resolver a questão da fome - se é que me entendes :S
Oooh, I see....
ReplyDeleteConcordo com a tua opinião, e sem dúvida é um livro que se lê muito bem, mas que não é para qualquer um. :D
ReplyDeleteEu por acaso achei que este livro ficou aquém do que poderia ter sido! Acho o conceito interessante, mas não consegui achar assim tanta piada. Também o achei um pouco longo demais.
ReplyDeleteMas é sem dúvida um livro diferente do que nos chega normalmente às mãos.